quarta-feira, 10 de maio de 2017

Curso EPROINFO 2017 estou nessa!

        
                  Curso EPROINFO 2017 estou nessa!
           No mês de março a escola que eu trabalho, Instituto Santa Juliana, recebeu a visita da professora Maria das Graças e professora Nésia, que vieram para falar que o Eproinfo estaria oferecendo um curso que teria como clientela professores. Disseram que, os interessados poderiam fazer sua  inscrição. Resolvi fazer minha inscrição,  pois em um mundo informatizado precisamos está sempre bem informados, pois já vi alguns colegas que não sabem se quer,  ligar um equipamento de mídia e não é toda hora que encontramos um "bem disposto" na escola que queira ajudar.
          Espero concluir esse curso e aprender muitas coisas novas que possam me ser útil na sala de aula.
          
      
                       Adiley Batista.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Plano de Aula

Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli
Professora: Adiley Batista de Lima
Turmas: 1, 2,3(PEEM) Ensino Médio.
Duração: 05 aulas
Objetivo geral: Construção de uma proposta de trabalho sobre diversidade cultural, variação Linguística e ensino de norma padrão (variedade cultas do Português) e, manifestação popular – Práticas da cultura local.
Objetivos específicos:
*Discutir e analisar as variedades linguísticas da comunidade local fazendo um paralelo entre a linguagem popular e o uso da norma padrão.
*Refletir sobre os usos da língua e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
*Relacionar o uso das variações linguísticas e norma padrão considerando a manifestação popular dentro da cultura local;
*Reconhecer e expressar respeito às variedades linguísticas (elementos populares);
*Reconhecer a flexibilidade da língua e usá-la adequadamente de acordo com a situação comunicativa.

1ª Etapa
Apresentar a proposta de trabalho aos alunos:
Existem várias festas populares no Brasil, como: carnaval, a Festa do Boi, São João e outras regionais, além daquelas de grupos com bailes, discotecas. O conhecimento delas pode servir para refletirmos sobre as nossas manifestações populares. E esse conhecimento local pode ser trabalhado em sala de aula como ferramenta para produzir novos conhecimentos gerando um aprendizado significativo.
2ª Etapa
Fazer pesquisas na internet para analisar algumas peças teatrais com o tema variedade lingüística. http://www.descubracuritiba.com.br .
3ª Etapa
Organizar peças teatrais, fazer caracterizações e apresentações.
Avaliação
E para finalizar, os alunos deverão apresentar peças de teatro apresentando algumas variações linguistica. Estas peças irão ser apresentadas no auditório da escola.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Poesia: Dengue um mal que pode nos matar.

OlhQueridos visitantes,vejam e leia a poesia que eu criei.



Vamos todos minha gente
Contra o mosquito lutar
Pois ele é muito traiçoeiro
E pode até nos matar.

As crianças por exemplo
Não podem se descuidar
Pois um simples velho brinquedo
Pode se transformar
Em um lugar ideal
Para o mosquito morar

Caixa d'água destampada
Jamais pode ficar
Pois é na água limpa
Que o mosquito vai colocar
Os seus lindos ovinhos
Que vão se transformar
Em mosquitos perigosos
Que podem até nós matar

Como bons cidadãos
Vamos todos nos juntar
Para combater o mosquito
E nao deixar aumentar
Pois sabemos que a saude
Estar em primeiro lugar.

Diley

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Experiencia que deu certo...

Olá! visitantes,
Quero contar para vocês uma bela experiência que vivi durante essa semana(11 a 15/05 de 2009).
Ai,ai!,participei de uma formação do LINUX. Imaginem, para uma professora acostumada a muito pó de giz, isso é fantástico.
Somei experiências que tinha com as tutoras e demais colegas. Pensem, uma maravilha,agora estou até escrevendo em meu blog. É mole ou quer mais?
Portanto é importante lembrar que nunca é tarde para aprender e que em matéria de aprendizado todo ser humano, por mais sábio que seja, é sempre capaz de se superar.