terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Plano de Aula

Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli
Professora: Adiley Batista de Lima
Turmas: 1, 2,3(PEEM) Ensino Médio.
Duração: 05 aulas
Objetivo geral: Construção de uma proposta de trabalho sobre diversidade cultural, variação Linguística e ensino de norma padrão (variedade cultas do Português) e, manifestação popular – Práticas da cultura local.
Objetivos específicos:
*Discutir e analisar as variedades linguísticas da comunidade local fazendo um paralelo entre a linguagem popular e o uso da norma padrão.
*Refletir sobre os usos da língua e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
*Relacionar o uso das variações linguísticas e norma padrão considerando a manifestação popular dentro da cultura local;
*Reconhecer e expressar respeito às variedades linguísticas (elementos populares);
*Reconhecer a flexibilidade da língua e usá-la adequadamente de acordo com a situação comunicativa.

1ª Etapa
Apresentar a proposta de trabalho aos alunos:
Existem várias festas populares no Brasil, como: carnaval, a Festa do Boi, São João e outras regionais, além daquelas de grupos com bailes, discotecas. O conhecimento delas pode servir para refletirmos sobre as nossas manifestações populares. E esse conhecimento local pode ser trabalhado em sala de aula como ferramenta para produzir novos conhecimentos gerando um aprendizado significativo.
2ª Etapa
Fazer pesquisas na internet para analisar algumas peças teatrais com o tema variedade lingüística. http://www.descubracuritiba.com.br .
3ª Etapa
Organizar peças teatrais, fazer caracterizações e apresentações.
Avaliação
E para finalizar, os alunos deverão apresentar peças de teatro apresentando algumas variações linguistica. Estas peças irão ser apresentadas no auditório da escola.

Um comentário:

  1. Caro internauta,

    Estou montando a Rede de Blogueiros do Acre. Para conhecê-la e dar sugestões, visite o nosso blog ECOS SOCIALISTAS no endereço http://moisesacre.blogspot.com.

    Teu blog já está linkado aqui. Clique no link BLOGUEIROS DO ACRE e em seguida clique SENA MADUREIRA. Eu agradeceria muito se você linkasse o meu blog ECOS SOCIALISTAS em seu blog.

    Será uma rede de milhares de blogueiros, para que cada um possa divulgar o seu trabalho, o seu sonho, as suas idéias, a sua criatividade artística, o seu talento.

    Um abraço,

    Moisés Diniz

    ResponderExcluir